António Ferreira, violoncelo

Natural de Santo Tirso, António Ferreira concluiu o Curso Superior de Violoncelo na Christelijke Hogeschool voor de kunsten em Zwolle na Holanda, na classe do professor Jeroen Reuling. Posteriormente, como bolseiro do Centro Nacional de Cultura, ingressou na Messiaen Academie onde obteve o título de Master, e frequentou uma Pós-Graduação no Royal College of Music em Londres, na classe do professor Alexander Boyarsky.
Teve a oportunidade de trabalhar com conceituados violoncelistas tais como: Elias Arizcuren, François Guye, Tsuyhoshi Tsutsumi, Marcio Carneiro, Jeroen Den Herder, Albert Bruggen, Lenian Benjamins, Jian Wang, Luís Claret, Dimitri Ferschtman, entre outros, e em música de câmara com o Quarteto Orpheus e o Quarteto Chilingirian.
Foi galardoado com diversos prémios nos concursos Jovens Músicos Portugueses, Juventude Musical Portuguesa e John Fosters Awards em Londres.
Apresenta-se regularmente com agrupamentos de música de câmara e como membro de orquestra. É membro fundador do Lusocello Ensemble – octeto de violoncelos.
Actualmente, cumpre funções de docência no Conservatório de Música Calouste Gulbenkian de Braga e no Conservatório de Música de V.N. de Famalicão (Arteduca).

Ver todos os membros do Harawi Ensemble