Luís Sousa, flauta transversal

Iniciou os estudos musicais aos seis anos na Casa da Cultura de Vila Verde. Aos oito anos ingressou no Conservatório de Musica Calouste Gulbenkian de Braga, na classe de flauta transversal com os professores: João Marinho, Adriano Sabença, Teresa Paracana e Joaquim Pereira.
Em 2005, ingressou na Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo do Porto, sob a orientação dos Professores Eduardo Lucena, Paulo Barros e Raquel Lima.
Em 2009 faz a transferência para a Universidade do Minho tendo como Professor Gil Magalhães.
Realizou recitais a solo nos Auditórios Adelina Caravana, Madalena Sá e Costa e na sala Suggia, na Casa da Música do Porto.
Participou nos seguintes estágios: Orquestra de Jovens dos Conservatórios Oficiais de Música, em Coimbra e Aveiro; Orquestra Nacional dos Templários; Orquestra Minho-Galaica, Estágio Bracara Augusta, em Braga; Estágio Nacional de Barcelos; Orquestra Particular de Espinho; Orquestra Sinfonieta da ESMAE e Ibero-Americana.
Trabalhou com maestros como: António Baptista, Alberto Roque, Ernest Schelles, Luís Macedo, German Cáceres, António Saiote, Florian Totan, Cesário Costa, Paul Phillips.
Em 2004, participou no concerto “Peças Frescas” no Jardim de Inverno do Teatro S.Luiz, em Lisboa, sob a orientação do maestro e compositor, Christoph Bochmann.
Tocou a solo com a Orquestra do Norte e com a Orquestra da Câmara de Vila Verde.
Realizou vários masterclasses com Luís Soto, Ana Maria Ribeiro, Marcos Fregnani-Martins, Vicents Prats, Nuno Inácio, Felix Rengli, entre outros.
Atualmente é docente da disciplina de Classe de Conjunto e Flauta transversal na Academia de Música de Vila Verde desde 2010.